quarta-feira, 11 de abril de 2007

De preferências: FILMES


ENTÃO HOJE É QUARTA, dia de cinema mais barato em São Paulo, e vou aproveitar para apresentar a minha lista de filmes do coração!
Quem sabe você não se anima e sai correndo para a sala de cinema mais próxima (aliás, você já foi ver O CHEIRO DO RALO, que te indiquei taaanto???)

And the winners are:

000000000000000
0000000000

0000000000

EMBALOS DE SÁBADO À NOITE (Saturday Night Fever, de John Badham, de 1977) Quando vi John Travolta, foi paixão à primeira vista: a primeira paixão. Avalie, portanto, se esse filme é adorado por mim... Na primeira vez que assisti a ele, não entendi tudo. Era novinha, ingênua, mas nem liguei, porque podia ficar horas apenas olhando pro protagonista... Ainda por cima, o cara dançava muuuito! As músicas eram ótimas de ouvir, cantar e dançar também. Combinação mais do que perfeita pra eu ver o filme 30 vezes, pedir os discos (sim, DISCOS!); era um álbum duplo: chiquérrimo! Ensaiava as danças com as minhas amigas e me achava a dama da dupla do Travolta ! Hahahaha! Eu sempre me diverti tanto... E minha paixão pelo ator durou muuuito, fazendo-me ter até um disco dele (cantor, acredita????)!! Até hoje esse filme me anima, me alegra, me faz ter vontade de sair pulando!!

000000000000
00000000000



ASAS DO DESEJO (Der Himmel Über Berlin, de Win Wenders, de 1987) Por vários anos da minha adolescência e da época da faculdade, freqüentei religiosamente a Mostra de Cinema de São Paulo, da qual tenho andado meio ausente... Fui ver esse filme, como parte de uma lista imensa que eu não podia perder (quem conhece essa Mostra sabe que há vários viciados de carterinha, que tiram férias na época da Mostra, que assistem a 10 filmes num mesmo dia e tals). Bom, saí de lá estarrecida com o filme, com o roteiro, com o diretor e tudo mais. Anjos tomam conta da cidade, dos altos dos edifícios, morando em bibliotecas (sensacional, não?), vagando por entre as pessoas. Isso mesmo, você já ouviu falar dessa história. Houve a remontagem bem mais recente (Cidade dos Anjos - City of Angels, de Brad Silberling, de 1998: com Nicholas Cage e Meg Ryan), mas eu garanto que, apesar de bem bacaninha, a nova versão não chega aos pés da primeira. Um detalhe interessante (demais!!!): os anjos enxergam em preto-e-branco; os humanos, em cores, o que faz o filme oscilar o tempo todo! Os diálogos são poucos e, na verdade, o anjo principal vive em Berlim e se apaixona por uma trapezista de circo (bem mais romântico do que uma médica de Los Angeles (é isso?) da versão mais nova... eu acho...), que o faz ter dúvidas de se tornar humano. Liiiindo. E Win Winders é Win Wenders (virei fã dele e sempre vejo seus filmes, como outro que me é muito querido: Buena Vista Social Club, de 1999, sobre a reunião de músicos cubanos de vanguarda, que se encontravam em ostracismo).
000000
000000



000000000000
CINEMA PARADISO (de Giuseppe Tornatore, de 1988) Esse filme é muito delicado e cheio de amor, sem ser piegas. Tudo nele se casa com perfeição. A amizade verdadeira e a integração de Alfredo, senhor projetista de um antigo cinema (o ator Phillip Noiret, recentemente falecido), com o garotinho Salvatore (o ator-mirim Salvatore Cascio), numa pequena cidade italiana, é uma fórmula que funciona, porque os dois estão muito bem. Tudo transmite singeleza e muita emoção. De chorar mesmo. Bem, eu não consigo ver uma cena desse filme sem ter essa vontade... A trilha sonora é ma-ra-vi-lho-sa (de Enio Morriconne), das mais belas que conheço. Um filme para ver e rever, resgatando todas as emoções mais sinceras...

0000
000000


0000
O AUTO DA COMPADECIDA (de Guel Arraes, de 2000) O melhor filme brasileiro, na minha humilde opinião. Por quê? Bom, nada difícil responder. Baseado na obra homônima do gênio-incrível-sensacional Ariano Suassuna, com roteiro de Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão, direção do competente Guel Arraes, atores brilham, numa seqüência mágica! Selton Mello, Matheus Nachtergaele, Virgínia Cavendish, Marco Nanini, Denise Fraga, Diogo Vilela e tantos outros deram um ritmo incrível ao texto mais do que incrível. Tenho o filme em DVD, mas não resisto a ele sempre que reprisado na tv. Bom, ótimo, excelente! E nessa linha vem também Lisbela e o Prisioneiro (de Guel Arraes, de 2003), que é uma graça e também adorei. Ah, são tantos tão bons....
oooo
oooooo

000000 00000000000000000000000000000000000000000000000000000000

99999

FALE COM ELA (Hable com Ella, de Pedro Almodóvar, de 2002) Esse é apenas um dos imperdíveis filmes de Almodóvar. Vejo todos, nem que seja em DVD. São bons, são ótimos. Ele sabe escolher as tramas (cotidianas muitas, sem nada de muuito extraordinário), os atores (sempre melhores nos filmes dele do que em outros), as cores, tudooo! O cara é fera! A mim, me encanta! E, assim sendo, comprei um pacote de DVDs de Almodóvar, com umas 5 ou 6 obras principais, que é um deleite. Já vi e revi. Valeu cada centavo. Tudo muito interessante. E depois de ter visto o primeiro deles, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, de 1988, virei fã incondicional. Não deixe de conhecer a obra do cara. Ele é realmente bom.

0000

000000000

9999

QUERO SER JOHN MALKOVICH (Being John Malkovich, de Spize Jonze, 1999) Este fez parte de uma historinha. Era março de 2000 e eu estava afoita pra ver os filmes que concorriam ao Oscar. Na nossa vez de comprar ingresso, os mais cotados (tipo beleza Americana) já estavam com salas lotadas, mas havia lugar para assistir a Quero Ser J..... O Pedro rapidamente comprou e me disse que ele queria mesmo ver esse filme e tals... Pois respondi que nem sabia quem era John M..., muito menos queria ser John M...!! Resmunguei, torci o nariz, ouvindo o Pedro dizer que John M... era um excelente ator, careca, que sempre fazia papel de mau. Ok, lá fomos nós.

Nem preciso dizer o que aconteceu, mas vou dizê-lo mesmo assim: ameeeeei o filme de paixão! Que roteiro pirado, que criatividade, que execução, que atores tão bons! Adoooro o John Cusack e, depois deste filme, adoro mais ainda e não perco filme dele. A Camerón Diaz está irreconhecível, feia como nunca, e muito bem. E tudo nele prende a atenção, porque vem à cabeça aonde vai parar aquilo tudo! Conclusão: saí do cinema querendo ser John Malkovich e pronto. Se você perdeu, pegue pra ver em casa porque é impérdível.

.........................................................................................

Assim termino o desafio que eu mesma criei. Delícia falar daquilo de que a gente gosta, não é? E como sou MUITO intensa, chego a querer convencer a todos da minha opinião!! E sou insistente!

E você, gosta de quê???

Beijos meus, FELIZ da missão comprida e cumprida!

Lu Longo

5 comentários:

Laís Flores disse...

Li tua lista!

Achei engraçado ver que temos coisinhas em comum... hehehehehe...

Postei lá minha lista ^^

Beijosss

Laís Flores disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fer-Nando Cabral disse...

Mais coisas em comum... que coisa, não?

hahahahahaha

Xero enorme!

Anônimo disse...

Adorei suas listas...
Não foi uma tarefa nada fácil né? Hoje termino a minha postando os fimes....
Um beijo e até o próximo desafio, rsss
Lucinéia

Unknown disse...

Adorei!! (pra variar né?! hehe)
Asas do desejo eu ainda não vi, mas como vc disse que Cidade dos Anjos é uma versão mais recente (e eu adoro Cidade dos Anjos!) vou correndo procurar!!!


Ah, é quase certeza que vou pra Sampa dia 26 de maio!!! Não vejo a hora...

Amoadorote!

Bjs!