terça-feira, 10 de abril de 2007

De preferências: LIVROS

POIS hoje é dia de falar sobre leitura!!
Livros? Adoooooro!


"Os livros não mudam o mundo.
Quem muda o mundo são as pessoas.
Os livros só mudam as pessoas."


Meus 6 (tão poucos...) livros do coração você verá adiante (em ordem cronológica de leitura). Os dois primeiros, eu já aviso, estão aí simplesmente porque sem tê-los lido não sei se gostaria tanto de ler quanto comecei a gostar com eles... Aqui estão:



O GÊNIO DO CRIME (de João Carlos Marinho) Uma das várias aventuras do Gordo e sua turma, que sempre se metem em encrencas para desvendar algum crime, esse foi o primeiro livro que realmente me fisgou; daqueles de ler numa sentada só, querendo mais. Tenho na minha mente até hoje toda a turma do Gordo, correndo de lá pra cá, concentradíssimos... Eu os conheço. Praticamente são meus amigos.0000
Um clássico brasileiro entre os infanto-juvenis, esse livro me fez ter vontade de descobrir tudo que havia nas páginas de tantos livros mais... Até hoje ele me traz o cheiro, a cor e o sabor da infância e do começo da adolescência. Traz vontade de vida mesmo!00
00
0
00000000000

O ESCARAVELHO DO DIABO (de Lúcia Machado de Almeida) Vítimas recebem um escaravelho antes de serem mortas. Vítimas ruivas!! Parte da inesquecível Coleção Vagalume, esse livro iniciou a minha admiração pelos seres avermelhados (admiração mesmo, porque eu os acho tão coloridos, sabe, tipo desenhados e pintados? rsrs...).
Lembro de ter lido toda essa coleção de livros brasileiros infanto-juvenis e de mais um montão de outras coleções, porque fui descobrindo e vivendo tantas coisas, tantas vidas... Ai, que delícia...
Não consegui foto da autora; apenas descobri que ela faleceu em 2005, com 94 anos, famosa ainda por este livro mesmo, que havia sido lançado na revista O cruzeiro em 1956 e, em livro, em 1972.
00000000
00000000
000000000
DOM CASMURRO (de Machado de Assis) Todo mundo (ou quase) conhece a história de Bentinho e Capitu-dos-olhos-de-ressaca. Houve traição? Quem sabe? Como saber? Não sei. Nem sei se isso me interessa desse tanto. O que me encantou totalmente foi o jeito de escrever de Machado de Assis. Esse foi o primeiro clássico da Literatura Brasileira de que eu gostei mesmo. Li por vontade própria, porque tinha lido outro livro do autor (Iaiá Garcia), como tarefa escolar, e tinha me impressionado com ele. Sou fã incondicional de Machado. Mas quem não é?
000000000000000000
000000000000000
ooooooo

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER (do tcheco Milan Kundera) Este não podia faltar. Foi o primeiro livro que me deixou assustada ao perceber que estava virando adulta. Uma baita história cheia de filosofia, de motivos pra se pensar na vida. Devia ter uns 18 ou 20 anos quando primeiramente vi o filme homônimo (The Unbearable Lightness of Being, 1988), que me arrebatou de emoção, de tanta novidade, da leveza da profundidade, e que me causou a maior vontade de ler o livro, tão famoso, em que o filme se baseava (lançado em 1984, na França). Tomas, Teresa, Sabina - esses personagens, mais o próprio Kundera, imprimiram em mim uma admiração pela vida, pelas escolhas, pelas características que nos são essenciais e tanto determinam os caminhos que percorremos. Até hoje acho esse livro impressionante.
oooo
000000
O AMOR NOS TEMPOS DO CÓLERA (El amor en el tiempo del colera, do colombiano Gabriel García Marquez) O livro da minha vida. A mais linda história do mais lindo amor, da mais maravilhosa narrativa que só o inigualável Gabo poderia produzir. Tudo (TUDOOO) que ele escreve precisa ser lido. Até lista de compras (ai, que eu bem queria ler uma dessas coisas dele...). Todos os livros dele são memoráveis. Esta é mais uma das preferências de toda a minha vida, cuja responsável é a minha querídissima Neiva, que o emprestou pra mim, na época da faculdade, já me avisando que era um dos seus preferidos e que eu não me assustasse com a imensa quantidade de personagens, típica do autor, porque a partir da pág. 50 eu me familizaria com eles e valeria a pena.
00000
Assim foram surgindo Florentino Ariza, Fermina Daza, Gala Placídia, Dr. Juvenal Urbino e tantos outros, a me confundir e me encantar. História divina, baseada na vida e no amor proibido dos avós do autor, contada em prosa, como se fosse poesia. A tradução (de Antônio Cândido) é excelente, fazendo a gente acreditar que o livro foi escrito mesmo em Português. E, de resto, eu não vou contar. Porque eu odeeeeeio que me diga o fim de livro, de filme, de peça. E este é especial.
000
Mas não deixe, jamais, de ler tantos outros livros maravilhosos dele, como Crônica de uma Morte Anunciada, Do Amor e outros Demônios, Os Doze Contos Peregrinos, Memórias de minhas Putas Tristes e todos os outros! Ele diz as coisas de uma tal maneira que me desorienta e me faz pensar como alguém poderia ter a idéia brilhante e reluzente de assim dizer... só ele mesmo! E, neste ano de meu Deus, um dia depois do meu aniversário, o cara completou 80 anos!!! AMO esse homem maravilhoso.
000000000000
00000
NÃO SE MEXA (Non ti muoveri, da italiana Margaret Mazzantini) Minha colega de trabalho, com quem sempre partilhei o gosto literário, me indicou esse livro. Avisou, contudo, que os três dias de um feriadão em que havia lido o livro tinham sido de uma certa depressão, mas que isso nada tirava a satisfação de lê-lo.

Mergulhei na sórdida história de Timóteo e Itália e Elsa e Angela (esta última, sua filha, à beira da morte, é a motivação de toda a lembrança de vida - torta - que o pai viveu). Profundo. Excelente. E virou filme (Não se mova- Non ti muoveri), estrelado pela Penélope Cruz, que encarna uma Itália de doer o coração de emoção... Veio para a Mostra de Cinema de São Paulo, há uns dois anos, e existe em DVD atualmente. Vale a pena.
0000
00000
EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS (de Marçal Aquino) O nome deste livro me chamou muuito atenção ( dos mais bonitos que já vi) na Livraria Cultura; em seguida, minha amig´irmã Tita me disse que não tinha resistido, comprado e que estava adorando. Li e me apaixonei de cara, por cada frase, cada personagem. Foi daqueles livros que a gente quer ler o final mas não quer que termine... O meu exemplar está todo rabiscado, assinalado (mania que peguei da mesma DonaDraTita) e, ainda, autografado!! Considero este livro transformador. Cortante. Profundo. Uma belíssima história de amor. Sou outra após tomar contato com ele. Certeza de que nunca me esquecerei de Cauby e Lavínia. Nunca.


00000000"(...) uma felicidade sem futuro, como toda felicidade que se preze."


Outros lindos livros de Marçal Aquino valem a leitura (Como Do Amor e outros Objetos Pontiagudos, Famílias Terrivelmente Felizes e outros...). O cara é muito bom e já falei dele aqui, quando mencionei que é um dos roteiristas de O Cheiro do Ralo (e é também de outros bons filmes, como O Invasor).
000

AI, MAS QUE DUREZA É ESCOLHER SOMENTE 6.... Enfim... Noutra hora falo de vários outros que adooooro!
0
Depois eu volto com meu cinema!!!
00
Beijos meus, com gosto de uma leitura de deixar o coração bem FELIZ, mesmo que triste!!!
0
Lu Longo

4 comentários:

Eu não sei, você sabe? disse...

Poxa, LU!
O gênio do crime está na minha lista também.
O dom casmurro também.
O lindos lábios também.
ihhhh,
mas nunca, nunca vou conseguir postar com essa beleza e precisão de imagens;;;;

beijos pra vc, que daqui eu rezo:)

titaiá

FELICIDADEetrist... disse...

Reza, Tititititi...
Reza mesmo...
reza muuuito!
E eu,. ahradeço tu, de todo o meu coração!!!!
Love, Lu.

Fer-Nando Cabral disse...

Lu... sua lista tá fantástica... no fim das contas, acho que a gente se parece muito, sabia... você tá colocando tudo o que eu gostaria de ter colocado. Como fui deixar de lado todos os livros da série Vaga-lume? Tão fantásticos... me levaram para a leitura e para a escrita.
E "Os Karas"? Cê leu as aventuras d'Os Karas? "A Droga da Obediência", "Anjo da Morte", "A Droga do Amor"...? Muito bons...
Machadão? Sem comentários! Fã de Machado. E fã da Capitu!
Gabo e Marçal Aquino, hein? Coincidimos. O livro do Marçal eu ainda não encontrei por aqui. Mas, encontrei "O Invasor". Cê já leu?
Ficou tudo tão lindo, por aqui (como sempre).

Amote sempre e mais!

Xero!

Fer-Nando Cabral disse...

Ei... tem "A Insustentável Leveza do Ser" na minha lista oculta, também! Ganhei de presente de aniversário ano passado e fiquei alucinado por ele. Lindo, mesmo. Tenho outros de Kundera na mira, também. Quando conseguir ler, lhe falo sobre eles!

Xero!